Política de Privacidade e Proteção de Dados
Versão 2.0: 20 de dezembro de 2022.
SUMÁRIO:
1. Disposições preliminares
2. Conceitos principais e competências
3. Agentes no âmbito do 7º Ofício de Registro de Imoveis da Comarca de Salvador/Ba
4. Atividades de Tratamento
5. Bases legais para o tratamento de dados pessoais
6. Principais categorias de dados pessoais
7. Atividades de tratamento desenvolvidas pela serventia
8. Armazenamento e arquivamento de informações pessoais
8.1 Do armazenamento de Currículos enviados e entregues na serventia
9. Política de cookies
10. Da Autodeterminação Informativa dos Titulares de dados pessoais
11. Eliminação dos dados pessoais
12. Compartilhamento de dados pessoais
13. Acesso aos Dados
14. Instruções do Sítio Eletrônico: “www.7risalvador.com.br”
15. Resposta a violação de Dados Pessoais
16. Maiores informações e Canais de atendimento aos Titulares de Dados
17. Atualização da Política
1. Disposições preliminares
As diretrizes de implementação documentadas no presente instrumento tem por base normativa principal a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – Lei Federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, auxiliadas por suas normas regulamentadoras pertinentes à matéria, tais como: Provimento Conjunto CGJ-CCI Nº 03/2021 do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ/BA); Aviso Circular Conjunto CGJ-CCI Nº11/2021 do TJ/BA; Provimento nº 50 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Provimento nº 74 do CNJ, Provimento nº 88 do CNJ, Provimento nº 134 do CNJ e outras que porventura venham a ser editadas.
O 7º Oficio de Imóveis da Comarca de Salvador/Ba (7º RI/SSA) assente sobre a relevância da Lei de Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, que foi promulgada com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e a livre formação da personalidade de cada indivíduo, dispondo sobre o tratamento de dados pessoais.
A presente política de privacidade descreve as práticas adotadas nessa Serventia no intuito de consolidar o direito dos titulares de dados, respeitando as finalidades legais. As atividades de tratamento de dados desenvolvidas observarão o princípio da boa-fé e os demais princípios elencados no art. 6º da LGPD, reforçando o seu compromisso de respeito aos direitos dos titulares.
Sendo assim, a Política de Privacidade e Proteção de Dados define quais informações pessoais são utilizadas, bem como, a estrutura de trabalho desta Serventia, no tratamento dos:
1- Dados do Registro Público de Imóveis:
2- Dados de identificação e comunicação;
3- Dados financeiros e de pagamentos;
4- Dados de identificação digital dos visitantes do site e atendimento balcão virtual;
5- Dados relacionados ao exercício de direito pelos titulares de dados pessoais;
6- O compartilhamento de dados pessoais com entidades públicas e privadas;
7- Dados Pessoais dos colaboradores e prestadores de serviços;
8- Dados de Candidatos a processos seletivos;
Especialmente, o tratamento de dados na atividade registral, regulamentada em lei específica, se dá com o escopo de realizar os atos registrais no Livro 1 – Protocolo; Livro 2 – Registro Geral; Livro 3 – Registo Auxiliar; Livro 4 – Indicador Real; Livro 5 – Indicador Pessoal; Livros Complementares e as atividades devidamente previstas nas legislações vigentes, especialmente a Lei de Registros Públi cos (Lei nº 6015/73) combinada com o Código de Normas e Procedimentos dos Serviços Notariais e de Registro do Estado da Bahia.
2. Conceitos principais e competências
Visando o amplo entendimento dos direitos tutelados dos titulares de Dados e as práticas desenvolvidas pela serventia, conforme preconiza a LGPD, faz-se necessário explicitar alguns conceitos básicos exemplificando o seu funcionamento no âmbito registral:
* De acordo com o art. 5º, incisos I ao V, da LGPD.
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Dado pessoal: é a informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável, ou seja, qualquer informação que permita identificar, direta ou indiretamente, um indivíduo é considerada um dado pessoal. Exemplos: nome, RG, CPF, gênero, data e local de nascimento, número do telefone, endereço residencial, endereço eletrônico (e-mail), dados de localização via GPS, placa de automóvel, imagem fotográfica ou computacional, biometria, cartão bancário, etc.
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Dado pessoal sensível: diz respeito aos dados que revelam informações pessoais sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, à saúde ou à vida sexual, à genética ou à biometria.
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Dado anonimizado: é o dado relativo a um indivíduo que não possa ser identificado, pois passou por algum meio técnico de tratamento para garantir sua desvinculação, direta ou indireta, a uma pessoa.
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Titular de dados pessoais: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento.
* Agentes e Competências – de acordo com o art. 5º, incisos VI ao IX, e art. 37 ao 41 da LGPD.
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Controlador: pode ser uma pessoa natural ou pessoa jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais, ou seja, o controlador é responsável pelo tratamento dos dados.
O Controlador tem, entre outras, as seguintes competências previstas na LGPD:
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manter registro das operações de tratamento de dados pessoais;
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elaborar relatório de impacto à proteção de dados pessoais, inclusive dados sensíveis, relativo ao tratamento de dados;
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orientar o operador quanto ao tratamento de dados segundo instruções internas, da legislação vigente e das regulamentações da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
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Operador: é a pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome e por ordem do controlador.
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Encarregado: é a pessoa indicada pelo controlador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). De acordo com a LGPD, o Encarregado é responsável por:
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receber as reclamações e comunicações dos titulares, responder e adotar providências;
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receber as comunicações da ANPD e adotar as providências necessárias;
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orientar todos os colaboradores da instituição sobre as práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais; e
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executar outras atribuições determinadas pelo controlador ou estabelecidas em normas complementares estabelecidas pela ANPD.
3. Agentes no âmbito do 7ºRI/SSA
No âmbito do 7ºRI/SSA, o Controlador é o Delegatário JOÃO BORGES HEGOUET NETO.
Por sua vez, os Operadores são as pessoas naturais ou jurídicas, de direito público ou privado, externa ao quadro funcional laboral da serventia que realiza o tratamento de dados pessoais em nome e por ordem do controlador.
Por fim, em cumprimento ao disposto no art. 23, II, da Lei de Proteção de Dados, houve a nomeação em 01/12/2022 da Encarregada (DPO), cuja identificação e contato estão abaixo indicados, que será o elo de comunicação entre a Serventia, os titulares de Dados, a Autoridade Nacional de Dados e demais entidades reguladoras e de fiscalizadoras conforme art. 41 da Lei 13.709/2018 c/c art. 10 do Provimento 134/2022 do CNJ.
Encarregada(DPO): Hyanna Aparecida Silva Cavalcante Costa
E-mail: lgpd@7risalvador.com.br
Tel: (71) 3272-5665
4. Atividades de Tratamento;
(Art. 6º, incisos I ao X da LGPD)
O tratamento de dados pessoais é qualquer ação que se faça com os dados pessoais, como: coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
Além da boa-fé, são princípios a serem seguidos pelo 7º Oficio de Registro de Imoveis da Comarca de Salvador/BA para as atividades de tratamento de dados pessoais, segundo a LGPD:
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Finalidade: a realização do tratamento de dados no 7ºRI/SSA segue propósitos especificados na Lei de Registros Públicos (Lei 6.015/73), no Código de Normas e Procedimentos da Bahia e legislação correlata, sendo assim, legítimos, específicos, explícitos, já que de conhecimento público, delimitado por lei e ato normativo em vigor e publicado, informando aos titulares os procedimentos de uso dos dados, sendo assegurado a impossibilidade de tratamento posterior de forma incompatível com as finalidades previstas em lei;
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Adequação: compatibilidade do tratamento com as finalidades informadas ao titular, de acordo com o contexto do tratamento;
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Necessidade: do tratamento dos dados limitada aos objetivos para os quais serão processados, abrangendo somente os dados pertinentes, proporcionais e não excessivos, em relação à finalidade do tratamento dos dados para a qual foram coletados;
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Livre acesso: garantia, aos titulares, de consulta facilitada e gratuita sobre a forma e a duração do tratamento, bem como sobre a integralidade de seus dados pessoais, através de contato disponibilizado tanto no mural da Serventia, quanto no sítio eletrônico (www.7risalvador.com.br), dos Dados do Encarregado (DPO) e dos acessos à informação do tratamentos de dados pela Serventia;
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Qualidade dos dados: também é garantido aos titulares que os seus dados sejam tratados e apresentados com exatidão, clareza, relevância, além de serem atualizados de acordo com a necessidade e para o cumprimento da finalidade de seu tratamento;
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Transparência: garantia aos titulares de fornecimento de informações claras, precisas e facilmente acessíveis sobre a realização do tratamento e os respectivos agentes de tratamento, observados os segredos comercial e industrial;
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Segurança e prevenção: garante a utilização de medidas técnicas e administrativas adequadas ao tratamento e proteção de dados pessoais quanto aos acessos não autorizados e a situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão, bem como da existência de um Plano de Resposta a Incidentes permanente;
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Não discriminação: diz respeito à proibição do tratamento para fins discriminatórios ilícitos ou abusivos;
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Responsabilização e prestação de contas: demonstração, pelo agente, da adoção de medidas eficazes e capazes de comprovar a observância e o cumprimento das normas de proteção de dados pessoais e, inclusive, da eficácia dessas medidas, juntos ao Juiz Corregedor Permanente e a Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia.
Assim, o tratamento de dados pessoais no cartório é feito pelos seus prepostos e prestadores de serviços, de forma a cumprir os deveres legais no exercício da atividade (notarial-registral); em cumprimento de ordem de autoridade pública; nos casos de pedido de certidão, conforme a lei; para estabelecer, exercer ou defender nossos direitos legais (incluindo o fornecimento de informações a terceiros para fins de prevenção de fraudes).
5. Bases legais para o tratamento de dados pessoais
(Art. 7º, incisos I ao X, e caput do art. 23)
O serviço de registro público de imóveis é de organização técnica e administrativa destinado a garantir a publicidade, a autenticidade, a segurança e a eficácia dos atos jurídicos, para cumprir tais finalidades é fundamental a utilização de dados pessoais, como legitima o disposto nos art. 7º, II e art. 23, caput e §4º da Lei de Proteção de Dados (Lei 13.709/18), os quais amparam legalmente o tratamento de dados pessoais nas atividades finalísticas do 7º RI/SSA, pelo seu controlador, que atua nesse campo, predominantemente, no estrito cumprimento de obrigação legal, especialmente a Lei de Registros Públicos, ou regulatória, como o Provimento nº 88 do CNJ, dentre outros.
6. Principais categorias de dados pessoais
As principais categorias de dados pessoais coletados e tratados pelo 7º RI/SSA, são aqueles que integram o acervo registral, os dados de identificação pessoal e de comunicação, bem como os dados financeiros, de pagamento e, ocasionalmente biométricos, conforme elencados abaixo:
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Nome completo (inclusive nome social)
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RG;
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CPF;
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Nacionalidade,
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Data de Nascimento;
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Filiação;
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Profissão;
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Estado civil e qualificação do cônjuge ou companheiro;
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Endereço residencial e profissional completo, inclusive endereço eletrônico(e-mail);
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Telefones, inclusive celular;
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Se é uma pessoa exposta politicamente;
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Dados de Contas Bancárias (agência e número de contas), decorrentes da transação imobiliária;
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Propriedades imobiliárias pertencentes a um titular de dados;
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Dados imobiliários que em outras instituições e/ou sítios eletrônicos podem possibilitar o acesso a dados pessoais dos titulares dos dados, como inscrições municipais dos imóveis, logradouros e número de matrícula;
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Dados de títulos judiciais, escrituras públicas e instrumentos particulares que em outras instituições e/ou sítios eletrônicos podem possibilitar o acessos a dados pessoais titulares de dados;
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Dado biométricos (imagem);
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Geolocalização;
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Protocolo de internet (endereço de IP, data e hora, e demais características digitais)
7. Atividades de tratamento desenvolvidas pela serventia
O tratamento de dados pessoais no cartório é feito pelos seus prepostos e prestadores de serviços, de forma a cumprir [1] os deveres legais no exercício da atividade registral; [2] em cumprimento de ordem de autoridade pública; [3] nos casos de pedido de certidão, conforme a lei; [4] para estabelecer, exercer ou na defesa de direitos legais (incluindo o fornecimento de informações a terceiros para fins de prevenção de fraudes).
Estes dados poderão ser armazenados em banco de dados e tratados, com as seguintes finalidades:
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Abrir protocolos de atendimento dos serviços efetuados pela serventia, tais como: certidão, registro, averbação e outros;
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Cadastrar e qualificar os títulos apresentados para uso exclusivo da atividade registral e de comunicação com os titulares;
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Efetuar as notas devolutivas;
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Recepcionar e cumprir as demandas judiciais recepcionadas pela serventia;
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Verificar e importar as ordens de indisponibilidades em nome das partes envolvidas no registro de títulos;
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Digitalizar, armazenar e arquivar documentos físicos e também digitais utilizados na realização de registro e averbação;
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Utilizar nos procedimentos de qualificação, conforme previsto na Lei de Registro Públicos;
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Encaminhamento/Compartilhamento de informações e comunicações obrigatórias aos órgãos públicos e privados, inclusive no exercício de jurisdição do Estado, conforme estabelecido pela legislação;
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Envio de comunicações informativas ao titular, conforme solicitação ou caso seja necessário;
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Envio de notificações por e-mail ao titular ou de seu representante/apresentante a cerca do andamento das prenotações ativas nas Serventia;
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Envio de esclarecimentos quanto a sugestões, reclamações e/ou orientações sobre o serviço registral ou sobre a política de tratamento de dados pessoais;
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Tutelar os direitos dos Titulares de Dados;
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Armazenamento e arquivamento de dados por período exigido em lei;
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Emissão da Declaração sobre Operações Imobiliária (DOI) à Receita Federal e ao Registro de Imoveis do Brasil RIB);
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para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, esse último nos termos da Lei nº 9.307, de 23 de setembro de 1996 (Lei de Arbitragem)
Ademais, o tratamento de dados pessoais poderá ser realizado mediante o fornecimento de consentimento pelo titular.
Os dados pessoais dos titulares não são fornecidos para terceiros, exceto se forem decorrentes de comunicações obrigatórias por lei ou mandado judicial.
8. Armazenamento e arquivamento de informações pessoais
Quanto ao armazenamento e arquivamento de informações pessoais, os dados pessoais processados no cartório para a finalidade registral específica, são mantidos por tempo indeterminado, necessário para o cumprimento das finalidades legais, em especial, a segurança jurídica e a publicidade, inerentes ao 7ºRI/SSA.
Todas as devidas precauções técnicas e organizacionais são adotadas para evitar a perda, uso indevido ou alteração de seus dados pessoais, sendo que a transmissão de informações feitas pela Internet pode ser insegura pois trafega em diversos provedores de serviços.
8.1 Do armazenamento de Currículos enviados e entregues na serventia
Ficará estabelecido que o candidato ao enviar seu currículo por meio do e-mail ou em caso de entrega na recepção do 7º RI/SSA, realizará o preenchimento de seus dados pessoais e profissionais, DECLARANDO expressamente, sua plena ciência dos direitos e obrigações decorrentes deste instrumento, CONSENTINDO que seus dados pessoais sejam tratados na forma descrita no termo, que lhe será disponibilizado, para a finalidade única e exclusiva de realizar as ações relacionadas ao recebimento de currículo, sua avaliação e seleção, e para eventual recrutamento para participação em processos de seleção e admissão para compor o quadro de empregados da Serventia, declarando ainda ter lido, compreendido e aceitado todos as condições descritos no aludido Termo.
9. Política de cookies
Portanto, o uso de cookies no Portal institucional e serviços online tem as seguintes finalidades:
10. Da Autodeterminação Informativa dos Titulares de dados pessoais
11. Eliminação dos dados pessoais
12. Compartilhamento de dados pessoais
13. Acesso aos Dados
14. Instruções do Sítio Eletrônico: “www.7risalvador.com.br”
O referido sítio eletrônico pode conter links para sites externos que não são operados pelo 7º RI/SSA e, portanto, não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites, razão pela qual fica afastada qualquer responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.
15. Resposta a violação de Dados Pessoais:
16. Maiores Informações e Canais de atendimento aos Titulares dos Dados
O Canal de Atendimento é o meio utilizado pelo Titular de Dados para exercer, de forma simplificada e gratuita, o seu direito de autodeterminação afirmativa no âmbito desta Serventia, como previsto no art. 2º, II, da Lei 13.709/2018.
Em observância ao que determina a LGPD, os meios de atendimento do 7º Ofício de Imóveis da Comarca de Salvador/Ba para envio de eventuais comunicações, pedidos de esclarecimentos ou exercício de quaisquer dos direitos previstos nesta Política, são:
Aos cuidados da DPO: Hyanna Aparecida Silva Cavalcante Costa
E-mail: lgpd@7risalvador.com.br
Tel: (71) 3272-5665
Através desses contatos, o Titular de Dados poderá obter do Controlador (Delegatário), a qualquer momento e mediante requisição, informações sobre o tratamento dos seus dados.
Desta forma, para exercer seu direito de autodeterminação afirmativa e, assim, sanar suas dúvidas e obter esclarecimentos, o Titular de Dados deverá preencher o Formulário disponibilizado na aba “Formulário LGPD – Titular de Dados”, disponível no site “www.7risalvador.com.br” e enviar para o e-mail acima descrito.
17. Atualização da Política