top of page

Certidão Física e Eletrônica

PEDIDOS DE CERTIDÃO

 

CERTIDÃO FÍSICA

 

Os pedidos de certidão física (em papel) deve ser feita no balcão da serventia, sem necessidade de agendamento, através do atendimento por senha.

 

CERTIDÃO ELETRÔNICA

 

A certidão digital é o documento expedido pelo Oficial de Registro de Imóveis ou por seu preposto, com fé pública, no meio eletrônico. São arquivos assinados digitalmente com certificado digital- ICP/BR e tem a funcionalidade de validação online e acesso ao documento digital com "código de validação" e "QR Code". Assim como as certidões físicas (emitidas em papel), elas possuem o mesmo valor jurídico e tem validade por 30 dias, sendo obrigatória sua aceitação para qualquer finalidade. Os pedidos de certidões eletrônicas deverão ser feitos diretamente através das seguintes plataformas: Serviço de Atendimento Eletrônico compartilhado - SAEC. Clicando, você será redirecionado ao site, onde poderá fazer seu login ou cadastro.

 

 

Como faço pedido de Certidão eletrônica?

 

 

SAEC

Já tendo cadastro, deve ser feito o login no site do SAEC, selecionada a opção “Certidão Digital”, clicar no estado da Bahia, ler e concordar com os termos do site e os demais campos devem ser preenchidos de acordo com a sua necessidade. Para acessar o manual sobre como realizar os pedidos de certidão na SAEC clique aqui.

*atualizado em agosto/23

Opções de Certidão* -  SAEC

Para validação de sua certidão emitida no SAEC, clique aqui

 

•       VISUALIZAÇÃO DE MATRÍCULA

A Visualização de Matrícula é a visualização da imagem da matrícula do imóvel, tal como a existente no cartório. É a forma mais fácil, rápida e que garante o melhor custo-benefício para pesquisa de dados da matrícula. Ela fica disponível no momento da solicitação e pode ser impressa ou salva em PDF.

A Visualização de Matrícula deve ser usada apenas para simples consulta, portanto é um documento sem validade jurídica de certidão.

Para acessar o manual sobre como visualizar uma matrícula online na SAEC, clique aqui.

 

•       PESQUISA QUALIFICADA

O serviço de Pesquisa Qualificada (Pesquisa de Bens) é a busca de bens imóveis e outros direitos reais registrados em determinado número de CPF ou CNPJ em uma base compartilhada pelos Cartórios de Registro de Imóveis do Estado.

Para acessar o manual sobre como solicitar uma pesquisa qualificada na SAEC, clique aqui.

Logo do cartório
bottom of page